Exótica: O que dança quando o esquecimento é invocado? Bienal Sesc Dança 2025

 

Foto: Tammo Walter

Pegue um objeto pequeno na sua bolsa. Segure-o com as mãos. Feche os olhos. Mentalize seus antepassados. A partir de agora, esse objeto o representa.
É assim, num gesto simples e ritualista, que tem início Exótica — entre cheiros, flores, incenso e uma luz que parece filtrar o tempo. O ambiente nos conduz a um estado de atenção e escuta. O espetáculo, dirigido por Amanda Piña, propõe uma revisão das danças europeias a partir da memória encarnada das intérpretes e intérpretes em cena. Um a um, evocam lembranças que trazem à superfície artistas que foram apagadas da história da dança por sua cor, origem ou dissidência: La Sarabia, Nyota Inyoka, François “Féral” Benga, Leila Bederkhan.

O cenário, delicado e envolvente, cria uma atmosfera quase onírica, onde o tempo parece suspenso. As coreografias são precisas, belas, executadas com leveza e carisma — sem o virtuosismo típico da dança europeia que a obra revisita. Contudo, o roteiro se torna previsível: entre falas e danças, o ritmo da encenação se estabiliza e, por vezes, antecipa o que virá. A proposta, potente em seu gesto político, acaba por se tornar mais explicativa do que transformadora.

Ainda assim, há momentos em que Exótica se impõe pela beleza do seu propósito: ao reconstruir uma história silenciada, a obra celebra a pluralidade que a Europa insistiu em negar. É uma cerimônia de reparação, talvez contida, talvez excessivamente cuidadosa, mas, de todo modo, necessária.



Direção artistica Amanda Piña 
Com e por Angela Murioz, André Bared Kabangu Bakambay, iSaAc Espinoza Hidrobo, Venuri Perera, Amanda Piña 
Dramaturgia Nicole Hartzinger
Design integral Michel Jimenez Cenário e cenografia Forêt Asiatique (1921), de Albert Dubosq
 Direção técnica Marcelo Daza Iluminação Emilio Cordero 
Música Zevra Letras Amanda Piña Música ao vivo Ángela Muñoz & performers 
Desenho de som Dominik Traun Figurinos Federico Pratto 
Assistente de direção Sofía Cardona Direção de produção no Brasil Dora Leão - PLATÖproduções Coordenação técnica no Brasil Raka Balekian Assistência de produção no Brasil Samuel Kobayashi 
Técnico de luz no Brasil Aldrey Hibbeln
Técnica de som no Brasil Einilie Becker 
Técnica de video no Brasil Rebeca Konopkinas 
Técnicas de palco no Brasil Calu Batista, Camilla Puertas Camareira no Brasil Arieli Marcondes
Coproduzido por Kunstenfestivaldesarts, Holland Festival, Festival d'Automne à Paris, Tanzquartier Wien, PACT Zollverein, DDD - Festival Dias da Dança, La Båtie-Festival de Genève, NEXT Festival 
Financiado por Departamento Cultural da Cidade de Viena, Divisão de Artes e Cultura da Chancelaria Federal da Austria 
Distribuição internacional Something Great

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