"Deeper" e o medo de sentir medo ou Crônica de um mal-estar

  

           

                                                        Foto: Still 


             Ao chegar na experiência "Deeper" somos muito bem recebidas pela equipe. Todas as informações e indicações nos são passadas minuciosamente em várias etapas. Preenchemos um formulário com algumas questões que, a princípio, pareceram risíveis e outras bem reflexivas. Outras tão inusitadas que não soube o que responder. Em uma ante sala, uma televisão nos passa novas informações sobre o uso dos acessórios tecnológicos. Permanecemos sentadas  enquanto uma pessoa de cada vez entra no espaço da instalação em que a experiência acontece e lá,  recebemos novamente indicações de uso dos aparelhos. Há um cuidado muito valioso em explicar tudo e principalmente em deixar cada participante segura. A experiência acontece em 3D, 360 graus e, desde o início, anunciam a possibilidade de tonturas e afins. Embora eu não sofra de labirintite, senti uma leve tontura e um breve enjoo. Mas, nada que não me deixasse prosseguir. A duração, virtualmente, é de 15 a 30 minutos. Todo o processo, entre chegar, ser instruída e estar no ambiente virtual, dura cerca de 60 minutos. 


            É tudo tão rápido e intenso que , de repente, acaba. "Agradecemos ....tire o seu  headset" . Tirei. Uma pessoa me ajudou com os óculos. Janaina pegou na minha mão pra eu não sentir tontura. Pegou minhas bolsas e nos despedimos. Abri a porta para o mundo real. Estava descendo as escadas do Itaú cultural com a sensação estranha de agora ser de verdade. Estar no mundo real. Entrei no corredor para ir ao banheiro e a sensação me seguia. Fiquei assim ainda por algumas horas. Os 15 minutos mais duradouros que tive.


        Sobre o que vi, o conteúdo em si, os temas, falas , textos não trazem algo exclusivo ou novo. É uma nova abordagem para um mesmo tema. A dor, o sexo , o medo, a consciência, o existir... Por agonia, aflição ou medo de sentir, eu evitei muitos espaços a serem olhados. Lá dentro, naquela realidade virtual, podíamos ver tudo, explorar, demorar ou acelerar. Uma experiência quase ao contrário do que o teatro tradicional propõe. Eu poderia voltar e ver de novo. Ou não ver nada. Poderia só assistir a determinada cena, até que meu relógio virtual apitasse e eu fosse encaminhada para outra sala (virtual). Nesta experiência, a pessoa espectadora tem autonomia de escolher sobre o que e como quer ver. Essa expectação não é comungada de forma coletiva, como um público tradicionalmente sentado no teatro. O tempo de duração, o olhar, as escolhas, os motivos, andar, sentar, parar…. são decisões individuais. 

        

       Temos consciência dessas escolhas? Naquele labirinto de imagens, diante daquelas possibilidades… Entre teatro, tecnologia e artes visuais, a consciência entre sentir ou não. Se entregar ao corpo que parece estar suspenso, ou lembrar que existe um chão sob mim. Querer, desejar. Ser, mostrar. Viver, morrer. Ver. O mal estar é o melhor prazer?



Sinopse
“Deeper” é uma experiência imersiva que une arte e realidade 3D, para explorar e questionar o corpo e a consciência em situações limite. Os territórios da loucura, do sexo, da psicodelia e da proximidade com a morte, mostram uma extensa plasticidade do que hoje entendemos por consciência humana, o que acontece também na investigação sobre as tecnologias que utilizam a realidade virtual. O projeto lança hipóteses sobre uma nova linguagem, que tem na dissociação entre corpo físico e corpo virtual, espaço real e espaço digital, potencialidades inexploradas. A experiência acontece principalmente através de óculos 3D e conta com instalação da artista visual Leandra Espírito Santo.

Ficha técnica
Concepção, direção e pesquisa
 - Janaina Leite
Codireção e concepção sonora - Ultra Martini
Dramaturgia - André Medeiros Martins, Janaina Leite, Lara Duarte, Ultra Martini
Texto - Lara Duarte 
Gravação e edição de vídeo - Vic Von Poser
Assistência audiovisual - Júlia Rô, André Voulgaris, Matheus Brant
Música original e desenho de som - Renato Navarro 
Dramaturgue - Rafael Steinhauser
Criações audiovisuais com inteligência artificial - Flávio Barollo
Projeto “Fetiches” - de André Medeiros Martins 
Performers - Acácio Abreu, Bel Six, Carlos Jordão, David Medrado, Dom Barbudo, Fernando Brutto, Georgia Vitrilis, Imacullado, Joe, Pamkada, Pombo Morcego, Darktitah
Suspensão corporal - Darktitah, Pombo Morcego e Pamkada

Equipe anitya.space
Conrado Andrade - líder de desenvolvimento
Vitor Milagres - designer 3D e visualidade
Miguel Medeiros - designer 3D
Kelso Fujimoto - designer de jogos
Pedro Jardim - coordenação geral

Instalação “Cena Oca #1”
Concepção e realização
 - Leandra Espírito Santo 
Assistente artístico e projeto 3D - Francisco Soares 
Desenho de luz e sistema de câmera de segurança - Marcus Vinícius 
Consultoria e Coordenação Técnica VR - Robson Catalunha
Assessoria de imprensa - Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes Oliveira
Designer gráfico - Samuel Alves de Jesus
Produção - Corpo Rastreado - Ariane Cuminale, Gabi Gonçalves e Fernando Pivotto
Colaboração - André Fischer, Lucas Maximiano, Rodrigo Salles, Rui Afonso, Gabriel Saito.
Núcleo de pesquisa "Fundo" - Ery Gabixi Caozito Baesse, Lívia Machado, Lucas Guilherme Sollar, Lucas Miyazaki, Thais Della Costa, Robs Wagner, Caíque Andreotti e Felipe Thaça
Palestrantes:  Lyara Oliveira e Zaika dos Santos
Plataforma de experiência imersiva 3D - anitya.space
Realização - Itaú Cultural
Produção - Corpo Rastreado 
Co-Produção - Olhares Instituto Cultural - Fernando Braun
Apoio - Edinburgh Fringe Festival, Voices From The South, Fundação Teatro a Mil e Festival Mix Brasil
Agradecimentos: Casa da Xiclet, EBAC Online, Grupo XIX de Teatro

SERVIÇO
De 5 a 10 de março de 2024
Horários das sessões:
Dia 5: às 11h, 11h30, 12h, 15h, 15h30, 16h, 19h, 19h30, 20h
Dia 6: às 11h, 11h30, 12h, 19h, 19h30, 20h
Dia 7: às 11h, 11h30, 12h, 15h, 15h30, 16h, 19h, 19h30, 20h
Dia 8: às 15h, 15h30, 16h, 19h, 19h30, 20h
Dia 9: às 12h, 15h, 15h30, 16h, 19h, 19h30, 20h

Lotação: 10 lugares por sessão

* Este trabalho faz uso de óculos de realidade virtual. Certifique-se de que você não tem nenhuma restrição quanto ao uso deste dispositivo. Não recomendado para pessoas com labirintite.
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: até 60 minutos
Entrada gratuita: retirada de ingressos presencial, mediante comprovação de 18 anos. As bilheterias estarão abertas 1h antes de cada sessão.


Itaú Cultural - Sala Multiuso - 2º andar
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h. Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Comentários