Memórias do Mar Aberto: Medeia conta sua história

Foto de Ronaldo Gutierrez

 
    

Medeia retorna aos palcos com toda sua potência feminina, revertendo a posição da mulher na história antiga em diálogo com a atualidade. O texto de Consuelo de Castro esmiúça o mito grego, apresenta outras facetas da protagonista e nos aproxima da história, com uma linguagem mais apropriada ao nosso tempo e a visão feminina sobre a peça . 

    

O espetáculo envolve os elementos cênicos em uma simbiose estética e rítmica. O cenário, a iluminação, as projeções e a trilha sonora trabalham em uníssono, oferecendo uma experiência sensorial rica que destaca nuances, ápices emocionais e transições de cena de maneira instigante e harmônica. 


Sob a direção assertiva de Reginaldo Nascimento, com a colaboração da diretora assistente Amália Pereira, a sensibilidade no tratamento do texto é evidente. A ênfase na oralidade dá ainda maior relevo ao texto, revelando a ausência de grandes gestos cênicos na interpretação do elenco. 

        

        Assistir a uma Medeia emerge como um ato de resistência, onde o público é desafiado a repensar constantemente a condição da mulher ao longo das diferentes épocas históricas. A escolha de encenar Medeia é mais do que uma opção artística; é uma afirmação assertiva que instiga reflexões sobre a condição feminina, proporcionando um diálogo crucial entre o passado e o presente. Neste contexto, o espetáculo provocou uma experiência teatral que reverbera além dos limites da cena, convidando a espectadora a contemplar sua própria existência dentro da complexidade do papel feminino na sociedade. 


SINOPSE
Versão livre do mito de Medeia, no texto da dramaturga brasileira Consuelo de Castro, a personagem-título toma o lugar de Jasão e chefia a expedição dos Argonautas, não por amor a ele, mas pelo ideal de paz entre os povos do Ocidente e do Oriente. Na peça, ela é traída não só pelo amor de Jasão a uma outra mulher, mas por uma aliança política dele com o rei Creonte.


FICHA TÉCNICA

Autora: Consuelo de Castro
Direção: Reginaldo Nascimento
Diretora assistente: Amália Pereira
Elenco: Roberta Collet, Felipe Oliveira, Haroldo Bianchi, Joca Sanches e Rodrigo Ladeira
Desenho de Espaço Cênico e Sonoplastia: Reginaldo Nascimento
Cenário e figurinos: Chris Aizner
Lighting Design: Wagner Pinto
Costureira: Judite Gerônimo de Lima
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
Fotógrafo: Ronaldo Gutierrez
Produção executiva: Amália Pereira
Direção de produção: Reginaldo Nascimento
Designer: Patricia Collet

SERVIÇO
Memórias do Mar Aberto: Medeia conta sua história
17 de fevereiro a 24 de março, aos sábados, às 20h, e, aos domingos, às 19h
Local: Teatro Paiol Cultural - R. Amaral Gurgel, 164 - Vila Buarque (estações de metrô: Santa Cecília e República. Estacionamentos conveniados: Rua Marquês de Itu, 401 e 436). Telefone: (11) 2364-5671. 
Bilheteria: de quinta a domingo, das 14h às 20h.
Valor: R$ 60,00 e R$ 30,00
Classificação: 14 anos | Duração: 90min

Comentários